O Racismo: Um grande desafio
Hoje em dia, ouvimos muito falar em pré-conceito, e o filme "O grande desafio", retrata o Racismo. Neste acontece quando uma pessoa é discriminada pela cor de sua pele, ou seja etnia, e os mais afetados por esse pré-conceito são os de pele morena, chamados "negros".
Apesar de terem uma bela história de superação, os índios e afro-descendentes sofrem muito com o racismo, e um exemplo bem dado no filme é a discriminação que ocorre nas escolas, onde muitos brancos não se misturam com os negros.
Há várias formas de opressão contra afro-descendentes: agressões corporais que vão de uma surra e chegam às vezes a matarem como se fossem animais.Há uma cena do filme em que um grupo queima o corpo de um negro; e a agressão é a verbal (pior ainda), que não machuca o físico mas maltrata a alma com ofensas e humilhações que doem por dentro. Coisas assim causam revolta. Afinal ninguém gosta de ser oprimido por algo tão simples e comum.
Um grande descaso, que ocorre atualmente na nossa sociedade, é o de haver vagas determinadas para pessoas de pele escura nas faculdades, isto é, as chamadas cotas universitárias. Acredito que isto causa um constrangimento, pois o que isso significa?, Que eles não têm capacidade de disputarem um lugar igual a todos, ou a quantidade deles tem que ser determinada? Isso não deveria existir,pois afinal todos nós somos iguais.
A sociedade em vez de alimentar cada vez mais esse pré-conceito, com esses atos incovenientes, devia chegar à conclusão de que todos somos iguais, e temos os mesmos direitos, independente de cor, raça ou etnia, seja lá como for chamado.O único direito que não temos é o de julgar por aparência, pois o que importa não é a embalagem, e sim, o conteúdo. Prof Orientador: João Pereira.
Aluna: Josefa Nayane da Silva Medeiros : 3° B Turno:Tarde
VOTE NA ENQUETE!!
VOLTA PAGINA DE REDAÇÕES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário